Mesmo com o crescente uso de máquinas e equipamentos, por conta da grande modernização que envolve a construção civil, o Brasil se encontra ainda atrás quando relacionado a outros países.
Muitas construtoras jogam a culpa por não estarem disponíveis máquinas e equipamentos essenciais, como as gruas, e principalmente pelo fato de valores muito altos por conta de aluguéis para esses maquinários.
Outro ponto muito importante, está na burocracia e dificuldade encontrada para importar máquinas e equipamentos de outros países. Ainda que os mesmos se encontrem modelos muito similares dentro da indústria nacional.
Infelizmente, o Brasil, é um país um tanto quanto atrasado na utilização de máquinas e equipamentos de ponta. Em outros países, os valores chegam a ser equivalentes ao que pagamos por um aluguel de 6 a 12 meses.
Por possuir equipamentos ainda muito caros, e contar com uma mão de obra mais barata, a construção de casas por exemplo não acaba utilizando máquinas e equipamentos que requeiram tanta modernidade. Enquanto em outros países, toda e qualquer construção, incluindo as residenciais, utilizam guindastes de ponta.
Em nosso artigo de hoje, iremos falar sobe o a falta de investimento possível para máquinas e equipamentos no Brasil, confira.
Dificuldade que gira em torno das importações
Máquinas e equipamentos que possuam preços mais em conta, significariam diretamente em canteiros de obras mais seguros e eficientes. Reduzindo e muito o desperdício de material. A utilização de boas máquinas facilita muito o trabalho da construção civil, pois deixa de ter a necessidade de o trabalho ser feito somente por homens.
Automaticamente o custo diminui, como também o tempo de execução e obviamente, o produto final só tende a melhorar. É preciso entender que tecnologia e produtividade caminham juntas, sempre!
Quando o operário produz em maior número e em melhor qualidade, estará automaticamente menos cansado no próximo dia. Isso ocorre se a máquina de transportes de cargas pesadas puder substituir alguns de seus trabalhos.
Mesmo com todas as vantagens de processos construtivos mecanizados, atualmente no Brasil contamos somente com 2 mil gruas operando, ou seja, um número ainda muito baixo.
Se compararmos com a indústria chinesa, por exemplo, contam com cerca de 15 mil em operação. Existem países que você se depara a todo momento com guindastes operando, um excelente equipamento, que deveria ser utilizado em abundância.
Mesmo com o número de obras em crescimento no Brasil, o governo insiste em criar barreiras para a importação desses tipos de equipamentos. Andando ainda na contramão para a modernidade de máquinas e equipamentos em operação.
Por conta desse cenário, a opção mais viável ainda é o aluguel de máquinas e equipamentos, por grande parte das construtoras. Sabemos que nunca uma obra é igual a outra, o que acaba tendo a necessidade de máquinas e equipamentos diferentes para cada uma delas. O que acaba sendo mais interessante locar a maioria deles.
Muitas empresas oferecem a locação de inúmeras máquinas e equipamentos modernos, fornecendo também mão de obra operacional, como também toda a manutenção necessária.
Atendendo toda a demanda das construtoras, ainda é a opção mais interessante para quem utilizada máquinas e equipamentos modernos em todo o Brasil.



